Código: | LAIS206 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier Maria Clara Ferreira Canelhas Correia |
Português
a)refletir sobre conceitos gerais das artes e do património, cultural e natural, articulando saberes teórico,
prático e experiencial.
b)criar competências investigativas,analíticas e interpretativas relacionadas com o campo cultural em geral e
com o do património em particular.
c) deter as ferramentas críticas básicas para perceber a missão, o funcionamento e o papel de instituições com
responsabilidades na gestão do património.
d)realizar um trabalho de campo.
Nas competências e aprendizagens:
1.domínio, apropriação e manipulação dos conceitos essenciais e específicos ligados às artes e ao património;
2.análise crítica da bibliografia fundamental e de actividades desenvolvidas pelas instituições estudadas;
3.organização e gestão da informação científica e crítica sobre conteúdos
a) produção de textos escritos.
b) produção de intervenções orais.
4.metodologias e técnicas de trabalho de campo.
1. História e memória. Breve perspectiva.
2. O monumento: origem e evolução.
3. Obra de arte: material e intangível
4. Nascimento da ideia de património na sociedade/cultura ocidental.
a) O caso português.
5 Evolução do conceito de património.
a) Património artístico.
b) Do natural e do cultural.
c) Do nacional ao mundial.
d) Do material ao intangível.
6. Enquadramento institucional das artes e dos patrimónios
1.Sessões presenciais de enquadramento teórico com recurso a análise e reflexão da bibliografia, organismos
oficiais, legislação e atividade de instituições ligadas à gestão do património e das artes
2.Sessões de acompanhamento tutorial
3.Discussão orientada sobre temas baseada em estudo individual
4.Comunicação oral e/ou escrita dos resultados de diferentes atividades
A avaliação tem dois modos não complementares: presencial e por frequências.A primeira pressupõe um
acompanhamento continuado dos trabalhos por parte dos alunos, tanto nas sessões presenciais como nas
sessões de tutoria. A outra não.Produtos:proposta (10%) e relatório (20%) de trabalho de campo;apresentação
e discussão oral sobre 4 temas (20%); teste escrito (50%)
A avaliação terá em consideração a compreensão e domínio dos conceitos em discussão, rigor metodológico,
qualidade de redacção,articulação teóricoprática e pertinência dos contributos pessoais
Bibliografia:
ANICO, M., PERALTA, E. (org.), “Patrimónios e identidades : ficções contemporâneas”, Oeiras : Celta, 2006
BRIGOLA, J. C., “A crise institucional e simbólica do museu nas sociedades contemporáneas” in museologia.pt,
ano II, n.º 2, 2008.
COSTA, P. Ferreira da, “Discretos Tesouros: limites à Protecção e outros Contextos para o Inventário do
Património Imaterial” in museologia.pt, ano II, n.º 2, 2008.
CHOAY, F., A Alegoria do Património, Lisboa, Edições 70, 2006.
MEDEIROS, C. L. (coord), Cultura, factor de criação de riqueza. Uma nova perspectiva dos museus, Lisboa,
Universidade Católica, 2008.
PEIXOTO, P., "Os meios rurais e a descoberta do património", Oficina do Centro de Estudos Sociais, 175, 2002.
SEMEDO, A. e LOPES, J. Teixeira, (coord.) Museus discursos e representações, Porto, Afrontamento, 2005.
TOTA, A. L., A Sociologia da Arte. Do Museu tradicional à arte multimédia, Lisboa, Estampa, 2000.
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